quarta-feira, 27 de abril de 2011

Agrotóxicos.

Um dos fatores que agrava o problema atual de aplicação de agrotóxicos e consequente intoxicação dos consumidores dos produtos por estes fornecidos, é a total falta de informação técnica dos agricultores sobre os componentes químicos presentes nos agrotóxicos e as consequências do uso desses produtos à saúde humana, bem como a falta de treinamento para o uso adequado dos produtos. O descaso das autoridades e a falta de incentivos governamentais à educação rural, bem como falhas na rotulação dos produtos cometidas pelos fabricantes, acabam por piorar a situação, pois não tendo a informação e orientação correta, não podemos exigir um uso totalmente correto por parte dos agricultores.

 Devido a falta de fiscalização, existe o comércio ilegal e livre desses produtos, que não tendo origens conhecidas, não garante a qualidade do produto, o que coloca em risco toda a cadeia desde o agricultor até o consumidor final. Com o nosso conhecimento em relação a isso tudo, podemos entender a importância dos agrotóxicos para que eles não deixem resíduos nos alimentos. Isso poderia ser resolvido através dos investimentos, pois assim poderíamos gerar produtos menos nocivos, e regras mais severas quanto à indústrias que produzem agrotóxicos que não respeitam o meio ambiente e o consumidor.

Podemos evitar juntos os problemas aos agricultores, que na maioria das vezes são os maiores prejudicados. A natureza e ao consumidor também podem ser considerados prejudicados em relação a esses agrotóxicos.


Por: Adryelle Farias.

Nenhum comentário:

Postar um comentário