sábado, 30 de abril de 2011

Assoreamento dos Rios.

Neste processo ocorre o acúmulo de lixo, entulho e outros detritos no fundo dos rios. Com isso, o rio passa a suportar cada vez menos água, provocando enchentes em épocas de grande quantidade de chuvas. Porém o homem vem acelerando este antigo processo através dos desmatamentos, que expõe as áreas à erosão,a construção de favelas em encostas que, além de desmatar, tem a erosão acelerada devido à declividade do terreno, as técnicas agrícolas inadequadas, quando se promovem desmatamentos extensivos para dar lugar a áreas plantadas, a ocupação do solo, impedindo grandes áreas de terrenos de cumprirem com seu papel de absorvedor de águas e aumentando, com isso, a potencialidade do transporte de materiais, devido ao escoamento superficial e das grandes emissões gasosas.

O assoreamento não chega a estagnar um rio, mas pode mudar drasticamente seu rumo, um grande exemplo é o rio Amazonas, que antigamente corria para o Oeste, mas hoje corre à Leste, e essa mudança fez com que ele trouxesse muitos sedimentos, porém isso não impediu que ele fluisse, contudo o assoreamento pode acabar com lagos. A deposição de sedimentos em reservatórios é um grande problema no país, pois a maioria da energia consumida vem de usinas hidroelétricas.

Nestes casos, é importante uma intervenção do homem para evitar catástrofes. A primeira medida é a conscientização da população para que o lixo não seja jogado nos rios. Outra medida é a ação dos governos com projetos de manutenção dos rios, através do processo de desassoreamento dos rios. Este, consiste em retirar do fundo dos rios, com o uso de máquinas, todo tipo de lixo e detritos depositados. Desta forma, consegue-se aumentar a vazão do rio.

 


Por: Adryelle Farias.

2 comentários: